Picanha de Chernobill é uma banda de rock’n’roll com influência de blues, folk e música brasileira de raiz. Lança seu primeiro trabalho em 2009 autointitulado “Picanha de Chernobill”. No ano seguinte a dupla Crystian & Ralf regrava a música “Vá” no disco “Para sempre irmãos”. Em 2010 ganha, da cerveja Polar, o prêmio de melhor banda independente do Rio Grande do Sul.

Em 2011 grava o disco “O Velho e o Bar” e excursiona pelo Rio Grande do Sul e São Paulo. No mesmo período cria a produtora Airon Fidler Filmes que registra clipes e documentários da Picanha de Chernobill e de bandas com as quais divide os palcos.

Em 2013 muda-se para a capital paulista e no ano seguinte inicia o projeto “Picanha na Rua” que em 4 anos já ultrapassa a marca de 500 shows. Com essa iniciativa estabelece um sentimento de pertencimento à cidade levando música e arte gratuitamente ao espaço público. Nesse período participa do Circuito Sesc e festivais como “Grito Rock”, “SP na Rua” e “Virada Cultural”, além de projetos como o “Ruas Abertas”, “Redes e Ruas” e “Mês da Cultura Independente”.

“Nos últimos anos, a rua tem sido nosso principal palco, é lá que temos o privilégio de mostrar nossa arte para qualquer pessoa, independente da idade, classe social, credo ou opção sexual. Nesse espaço democrático, a ajuda das pessoas possibilitou com que pudéssemos viver do nosso trabalho como músicos, que sempre foi o sonho de nossas vidas.”

Em 2016, através da plataforma Catarse, cria um projeto de financiamento coletivo para seu novo trabalho. Ultrapassando os 100% da meta a Picanha de Chernobill arrecada, através da contribuição do público, os fundos necessários para finalizar seu terceiro disco “O Conto, a Selva e o Fim” que é lançado no Teatro Alfredo Mesquita. No mesmo ano cria, juntamente com a banda Mustache e os Apaches, o festival Anhangabablues que contou com a participação de 8 bandas da cena independente.

Em 2017 a Picanha de Chernobill apresenta uma série de shows na divulgação do novo disco. Além da Virada Cultural, Sesc e Centro Cultural São Paulo (CCSP), a banda tocou no Festival Rock in Rio, no dia 17 de Setembro.

De Novembro a Dezembro, a Picanha de Chernobill embarca para Europa e fará shows em mais de dez cidades da França e Alemanha.

Para entrar em contato com a banda ou agendar shows, basta clicar aqui.

Fotos da formação atual
(Créditos: Allyson Alaport):